• English
  • Português
+55 11 3672-0506 / / Trabalhe Conosco

Notícias

Home»Notícias»Primeiro Encontro Anual sobre Atmosferas Explosivas do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei
  • 16 de Maio de 2017

Primeiro Encontro Anual sobre Atmosferas Explosivas do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei

 

Evento reuniu muitas pessoas no Senai de Mauá.

Por Roberval Bulgarelli

Encontro “Ex” do Subcomitê IECEx BR do Cobei teve como foco a necessidade de segurança ao longo do ciclo total de vida das instalações contendo atmosferas explosivas.

 

Foi realizado, no dia 03/05/2017, no Auditório do Senai de Mauá (SP), o 1º Encontro Anual sobre Atmosferas Explosivas do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei.

O IECEx é o sistema internacional da IEC que elabora sistemas de certificação para atmosferas explosivas sob o ponto de vista do ciclo total de vida das instalações “Ex”. O IECEx é formado por 33 países, incluindo o Brasil. O Brasil, como país membro do IECEx, é representado pelo Cobei – Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações. O Cobei representa o Brasil perante o IECEx, atuando como Brazilian National Committee for the IECEx Member Body.

O IECEx possui sistemas de certificação para competências pessoais “Ex”, para a certificação de empresas de prestação de serviços “Ex” e para a certificação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”. É uma entidade sem fins lucrativos que opera dentro da abordagem de reconhecimento por pares, possuindo organismos de certificação “Ex” e Laboratórios “Ex” acreditados pelos seus “pares” (Peer Assessment) ou seja, as atividades de auditorias e de aceitação dos novos organismos de certificação “Ex” e de laboratórios “Ex” que se inscreveram para ingressar neste Sistema “Ex” da IEC são realizadas por organismos e laboratórios já reconhecidos dentro do Sistema IECEx.

Dentre as principais características do IECEx pode ser citada a utilização unicamente de normas internacionais da IEC ou da ISO, tais como Normas das Séries ISO 9000 (Sistemas de Gestão da Qualidade), ISO 17000 (Avaliação da Conformidade), IEC 60079 (Equipamentos e instalações elétricas em atmosferas explosivas) e ISO/IEC 80079 (Equipamentos mecânicos para atmosferas explosivas).

Outra característica fundamental do Sistema IECEx é a obrigatoriedade de que um Certificado de Conformidade, seja para Competências Pessoais “Ex” ou Empresas de Prestação de Serviços “Ex” ou para Equipamentos elétricos ou mecânicos “Ex” seja emitido por uma terceira parte, representado por um Organismo de Certificação “Ex” reconhecido dentro do IECEx.

O IECEx possui também um sistema de Reconhecimento de Provedores de Treinamentos “Ex”, os quais tenham evidenciado que possuem uma estrutura de gestão, de instrutores e de conteúdo de treinamentos que atendem aos requisitos estabelecidos pelo IECEx e nas Normas da Série IEC 60079.

Todos os certificados de conformidade “Ex” emitidos dentro do IECEx estão disponíveis para acesso público no sistema de certificação “on-line” do IECEx. Maiores informações sobre o Sistema IECEx, incluindo países membros, objetivos, Regras de Procedimentos, Guias de Orientações e Documentos Operacionais para os sistemas internacionais de Certificação “Ex” estão disponíveis em http://www.iecex.com/index.htm

O Brasil é um país membro do IECEx desde 2009, participando ativamente da elaboração e do aperfeiçoamento dos sistemas de certificação “Ex” do IECEx, possuindo Organismos de Certificação reconhecidos pelo IECEx nas áreas de equipamentos “Ex” e de competências pessoais “Ex”. O Subcomitê SC IECEx BR do Cobei foi constituído em 2008 e conta com a participação de empresas, entidades, associações e pessoas envolvidas com a segurança ao longo do ciclo total de vida das instalações “Ex”.

Participam das reuniões do SC IECEx BR do Cobei: fabricantes de equipamentos elétricos e eletrônicos “Ex”, Organismos de Certificação de Equipamentos “Ex”, Organismos de Certificação de Competências Pessoais “Ex”, Provedores de Treinamentos “Ex”, Empresas usuárias de equipamentos e instalações “Ex”, nas áreas de petróleo e petroquímica.

Este Subcomitê SC IECEx BR do Cobei se reúne mensalmente desde 2008 para analisar e comentar os documentos operacionais e regras de procedimentos dos sistemas de certificação do IECEx, bem como analisar os relatórios de auditorias de novos Organismos de Certificação ou Laboratórios que se inscreveram para reconhecimento e aceitação no IECEx.

O SC IECEx BR do Cobei trabalha também no sentido de divulgar os sistemas de certificação “Ex” do IECEx no Brasil, por meio, por exemplo, de Encontros Anuais “Ex” como este realizado no Senai/Mauá. Dentre os objetivos destes Encontros Anuais “Ex” do SC IECEx BR do Cobei pode ser destacado proporcionar ao público interessado uma oportunidade de informação e de atualização sobre este importante assunto “Ex”, obtendo as informações básicas sobre o panorama geral das instalações envolvendo atmosferas explosivas e da necessidade de treinamentos, qualificação e certificação das competências pessoais para a realização de atividades em áreas classificadas.

Estão convidados a participar destes Encontros Anuais “Ex” do SC IECEx BR do Cobei profissionais que atuam nas seguintes áreas:

  • Estudantes e professores em áreas tais como eletricidade, instrumentação, automação, segurança, processo, química, mecânica e operação
  • Usuários de equipamentos e instalações de equipamentos elétricos, eletrônicos, de instrumentação, de telecomunicações e mecânicos “Ex”
  • Executantes, supervisores, técnicos e engenheiros envolvidos com atividades de projeto, montagem, inspeção, manutenção, reparos e auditorias em áreas classificadas
  • Empresas de prestação de serviços de classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção e manutenção de instalações “Ex”
  • Empresas de prestação de serviços de reparo, revisão e recuperação de equipamentos elétricos e eletrônicos “Ex”
  • Provedores de Treinamentos “Ex”
  • Empresas de Consultoria sobre instalações “Ex”
  • Organismos de Certificação de Pessoas
  • Organismos de Certificação de Produtos
  • Fabricantes de equipamentos elétricos, eletrônicos, de instrumentação, de automação, de telecomunicações “Ex”
  • Fabricantes de equipamentos mecânicos “Ex”
  • Organismos Governamentais e Associações (ANP, INMETRO, MTE, SENAI, CIESP, ABRAC, ABIQUIM, ABINEE, ABIMAQ, ABENDI, ABRAMAN)
  • Laboratórios de ensaios de equipamentos “Ex”
  • Representantes comerciais de equipamentos “Ex”
  • Empresas de seguros de instalações industriais “Ex”
  • Representantes de Revistas Técnicas sobre Eletricidade, Química e Petroquímica

Este primeiro encontro anual “Ex” do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei contou com a apresentação das seguintes palestras:

  • Palestra 1: A visão do usuário sobre a segurança durante o ciclo total de vida das instalações “Ex” – Roberval Bulgarelli / Petrobras
  • Palestra 2: O sistema internacional do IECEx sobre certificação de competências pessoais em atmosferas explosivas – Eduardo Galera / UL do Brasil
  • Palestra 3: O sistema internacional do IECEx para a certificação de empresas de prestação de serviços “Ex” – Wilson Bonato / NCC Certificações do Brasil e Roberval Bulgarelli / Petrobras
  • Palestra 4: O sistema internacional do IECEx para a certificação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” – Giovanni Hummel / UL do Brasil
  • Palestra 5: Estudo de caso comparativo de certificação nacional, estrangeira e internacional IECEx de equipamentos elétricos “Ex” – Giovanni Hummel / UL do Brasil.

Este encontro anual “Ex” contou também com uma mesa redonda intitulada “O ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas”, onde foram respondidas as perguntas feitas pelos participantes, bem como esclarecimento gerais de informações envolvendo o tema “Ex”.

Após a mesa redonda os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações dos Laboratórios de Instalações Elétricas e de Instrumentação “Ex” do Senai de Mauá, o qual conta com oito “baias” de treinamentos teóricos e práticos sobre as atividades de seleção de equipamentos, montagem, inspeção, manutenção e reparo de equipamentos “Ex”.

O Senai/Mauá também oferece treinamentos teóricos e práticos sobre equipamentos e atividades relacionadas com as instalações elétricas e de instrumentação em atmosferas explosivas (montagem, inspeção, manutenção e reparos), tendo como base as Unidades de Competências Pessoais “Ex” indicadas no Documento Operacional IECEx OD 504 (Unidades de Certificação Ex 000 a Ex 010).

 

COMPARTILHE